Governo do Paraná debaterá políticas públicas de CT&I em evento nacional na PUCPR 08/05/2024 - 16:00

O Governo do Paraná participará do PD&I Summit 2024, que vai ser realizado pelo Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), nos dias 14 e 15 de maio (terça e quarta-feira), em Curitiba O evento debaterá as oportunidades de fomento à inovação, como a Lei do Bem (n⁰ 11.196/2005), Lei de Informática e a Nova Política Industrial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10.

O evento será das 8h às 18h no Hotmilk, sediado no Campus Curitiba da PUCPR. Nomes do setor da inovação nacional irão apresentar um panorama da inovação no Brasil, cenários e tendências, conectando diversas oportunidades de captação de recursos com quem faz e implementa as políticas de incentivo à inovação.

Profissionais da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) estarão em um painel sobre no painel Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação: Objetivos e Desafios, que acontece dia 14.

Participarão o diretor de Ecossistemas de Inovação da SEI, Giles Balbinotti, e o diretor de Ciência e Tecnologia, Marcos Aurélio Pelegrina, da Seti. “Vamos tratar do papel do Estado para o crescimento do setor de CT&I. Discutiremos temas importantes, como a conectividade no Paraná, programas de apoio ao empreendedor e aos ambientes promotores de inovação”, afirma Balbinotti.

O diretor da Seti destaca importância de incentivar a colaboração para o avanço científico e tecnológico em prol do desenvolvimento socioeconômico. “Com o esforço conjunto entre governo, empresas, universidades e sociedade civil será possível superar os desafios e ampliar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento para que o Paraná possa estar na vanguarda da inovação brasileira”, afirma Pelegrina.

No mesmo dia, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, participará de um painel sobre linhas de crédito e editais para fomento à inovação. Também serão realizadas palestras pelos representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Hamilton José Mendes da Silva e Marconi Edson Esmeraldo Albuquerque, e pelo diretor de Inovação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Jefferson de Oliveira Gomes.

INCENTIVOS FISCAIS – A Lei do Bem concede benefícios fiscais a empresas que realizam aporte em projetos de PD&I, com redução na alíquota de Imposto de Renda e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A Lei de Informática estimula a competitividade e a capacitação técnica de empresas brasileiras produtoras de bens de informática, automação e telecomunicações. E a Nova Política busca estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico e ampliar a competitividade da indústria brasileira, para impulsionar a presença qualificada do país no mercado internacional.

HOTMILK  Ecossistema de inovação da PUCPR, o Hotmilk atua em diferentes frentes: consultoria de inovação e inovação aberta, educação corporativa na área de inovação, conexões com startups, planos de membro e de membros startups, além de ser um dos principais HUBs de inovação do País, com mais de 115 residentes.