Sanepar
A Sanepar foi eleita a melhor do mundo por sua gestão sustentável e por cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da ONU, que está relacionado à universalização do acesso à água e ao saneamento. Além disso, foi premiada, pelo terceiro ano consecutivo, como a empresa mais inovadora do país em infraestrutura, em estudo realizado pelo Jornal Valor Econômico e a Consultoria Strategy.
Agora você vai saber um pouco mais sobre como a inovação nos transformou em uma companhia reconhecida mundialmente.
Projetos de Inovação e Sustentabilidade
Mais importante que ser a melhor empresa de saneamento do mundo, é atender você. Por isso, a Sanepar investe em programas, projetos e ações sociais e ambientais para ser cada dia melhor para o planeta e para você.
Biogás
A Usina Sanepar de Bioenergia (USBIO), em Curitiba, produz energia elétrica a partir de materiais orgânicos. Todos os dias, 900 toneladas de lodo e 150 toneladas de materiais orgânicos são transformados em biogás. Em seguida, são convertidos na energia elétrica que abastece a própria unidade. O excedente se transforma em crédito para uso em outras áreas da Companhia.
Fibra Óptica na Rede de Esgoto
Em parceria com o IFC, o Banco Mundial de Desenvolvimento, a Sanepar está avaliando um sistema que permite o uso da rede coletora de esgoto como passagem de fibra óptica das operadoras de telefonia e internet, em Londrina e Curitiba.
Combustível de Aviação
A Sanepar iniciou estudos voltados para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF). A empresa visa converter materiais orgânicos em biocrude, um elemento parecido com o petróleo que, ao ser refinado, se transforma em compostos como o diesel e a gasolina de baixo carbono, além do SAF.
Hidrogênio Renovável
Em parceria com a empresa alemã Graforce, a produção de hidrogênio renovável a partir do biometano é mais uma inovação sustentável para a preservação dos recursos naturais. A empresa pode se tornar a segunda planta de hidrogênio renovável no mundo.
Eficiência Energética
Para reduzir os custos com energia elétrica, a Sanepar está participando mercado livre de energia. A medida visa atender cerca de 90% do consumo da empresa e vai gerar uma economia estimada em R$ 620 milhões em cinco anos.
Inteligência Artificial
Uma plataforma de inteligência artificial está sendo usada para reduzir o consumo de energia em uma das estações de tratamento de água de Curitiba. O sistema monitora temperatura, picos de consumo e níveis dos reservatórios para uso da energia em horários mais apropriados. Mais um passo rumo a um mundo melhor por meio da preservação do meio ambiente.
Tecnologia de Radares Contra Perdas
Uso de tecnologia de satélites para identificação de vazamentos ocultos na rede de distribuição em São José dos Pinhais. Uma iniciativa que rendeu prêmio, além de uma grande inovação para preservar um de nossos recursos mais valiosos: água potável.
Parcerias Estratégicas
Paraná Bem Tratado é um programa em parceria com o banco alemão KfW, visando o aproveitamento energético do metano e a redução de gases de efeito estufa em sete estações de tratamento de esgotos. Com o apoio do Parque Tecnológico de Itaipu, são implantados sistemas de esgotamento sanitário sustentáveis em seis ETEs na região Oeste. Além disso, a Sanepar desenvolveu Parcerias Público-Privadas (PPP) para expandir e universalizar os serviços de esgotamento sanitário em todas as microrregiões do Paraná.
Sede Sustentável
A sede administrativa da Sanepar, em Curitiba, atende a requisitos da certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e recebeu o prêmio KNX Awards 2020, que reconhece os melhores projetos inteligentes. O prédio usa placas fotovoltaicas solares para gerar energia, armazena água da chuva e tem um sistema automatizado de iluminação e climatização. Para reduzir o uso de ar-condicionado, os vidros filtram os raios solares para controlar a temperatura interna.
Prêmios e Reconhecimentos
A natureza reconhece nossos esforços. As instituições renomadas e a imprensa especializada também. Conheça agora alguns prêmios e reconhecimentos que a Sanepar recebeu por preservar o meio ambiente e lutar por um futuro mais verde para todo o planeta.
Valor 1000
A Sanepar conquistou a primeira posição no anuário de empresas brasileiras da Fundação Getulio Vargas. No setor Água, Saneamento e Serviços Ambientais do Prêmio Valor 1000, a empresa foi reconhecida pelo desempenho financeiro e ações voltadas às práticas ESG.
Idiversa
A empresa foi selecionada para fazer parte da primeira carteira do Índice de Diversidade (IDIVERSA), que integra os índices de práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, uma das mais importantes do mundo.
Troféu Transparência
Pela décima vez e pelo sexto ano consecutivo, a Sanepar é premiada pela Anefac com o Troféu Transparência, o Oscar da Contabilidade. O troféu é concedido após um processo de avaliação rigoroso e reconhece as empresas mais transparentes em relação às suas informações financeiras.
Certificação de Títulos Sustentáveis
Primeira empresa pública do país a emitir Título Sustentável e Título Azul em debêntures, a Sanepar segue as diretrizes do IFC e os Green Bond Principles com suas debêntures azuis (blue bonds). Esses títulos movimentam recursos destinados a financiar atividades que contribuem para a proteção dos oceanos e a melhor gestão dos recursos hídricos.
Nota AAA na Moody’s e Fitch
As Agências de Classificação de Risco Moody's e Fitch mantiveram a nota triplo AAA da Sanepar pela terceira vez consecutiva. Essa classificação indica a solidez da Companhia, favorece a captação de crédito no mercado e contribui para maiores e melhores investimentos.
Campeãs de Inovação do Sul
A Sanepar conquistou pela sétima vez consecutiva o prêmio na categoria Empresas Estatais e Filantrópicas. Destaques em inovação incluem a cooperação com Itaipu Binacional para segurança hídrica e energética, projeto de energias renováveis e economia circular na ETE Atuba Su, e modelagem de PPP´s.
Casos de Sucesso & ESG
O Instituto Trata Brasil concedeu à Sanepar e ao Município de São José dos Pinhais o prêmio na categoria "Melhores Evoluções em Perdas de Água", que reconhece empresas e cidades que mais reduziram as perdas de água potável nos sistemas de distribuição.
Melhor Planta Sustentável de Saneamento
Conquistado pela Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, de Foz do Iguaçu. A ETE Ouro Verde foi a primeira do país a aderir ao sistema de compensação de energia elétrica, certificada pela ANEEL, com energia movida a biogás.